Radiologia de intervenção no Curry Cabral

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) inaugurou, no Hospital Curry Cabral, uma unidade de radiologia de intervenção que permite enquadrar a tomografia axial computorizada (TAC) com a angiografia e realizar medicina de precisão, explica o Portal da Saúde. A nova unidade dispõe de salas com equipamento híbrido de angiografia por tomografia computorizada, o que permite procedimentos de radiologia de intervenção vascular e oncológica guiados por imagem em três e quatro dimensões.

O equipamento foi adquirido com recurso a verbas do Programa Portugal 2020, e faz parte de um conjunto de investimentos que o Centro Hospitalar tem feito nos últimos dois a três anos para, de acordo com Ana Escoval, ainda à frente do CHULC embora já com o mandato terminado, “repor vários anos de descapitalização”. Ainda assim, a responsável frisa que os 300 novos equipamentos que chegaram ao Centro Hospitalar nos últimos dois ou três anos estão ainda aquém de todas as necessidades, e apelou à continuidade do esforço de renovação de equipamentos. Ana Escoval realçou também que a falta de investimento se deveu à crise mas também à expectativa da criação do novo Hospital Oriental de Lisboa.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.