CHULC abre Centro de Responsabilidade Integrado de Urologia

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Urologia, o primeiro da região de Lisboa e Vale do Tejo, iniciou atividade no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) esta semana.

A unidade respeita o modelo definido pelo Ministério da Saúde, tratando-se de uma estrutura de gestão intermédia constituída por equipas multidisciplinares, com um elevado grau de autonomia e orientada por objetivos negociados com o Conselho de Administração.

O CRI de Urologia “tem como propósito assegurar o desenvolvimento das melhores práticas clínicas, centradas na resposta às necessidades dos utentes, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos cuidados, estimulando a melhoria do acesso e, em particular, o cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos”, lê-se em comunicado divulgado.

Para a presidente do conselho de administração do CHULC, Rosa Valente de Matos, “rentabilizar a capacidade instalada, promover a autonomia, o envolvimento e a responsabilização dos profissionais na gestão dos recursos e incentivar o aumento dos níveis de produtividade e de satisfação são os elementos que constituem a chave deste modelo de gestão”.

Luis Campos Pinheiro, o diretor da nova unidade, salientou que o CRI de Urologia representa um “salto qualitativo na capacidade de resposta da especialidade às aspirações da população, tanto da parte do doente oncológico, como daquele que anseia pela prevenção primária ou secundária”.