CHUCB implementa técnica inovadora para tratamento do dedo em gatilho

• 19 setembro 2023, terça-feira

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) foi o primeiro hospital público português a implementar uma técnica cirúrgica ecoguiada para tratamento do “dedo em gatilho”, pela mão da ortopedista responsável pelo grupo de cirurgia da mão do CHUCB, Cláudia Santos.

Combinando a técnica WALANT (wide awake local anesthesia no tourniquet) através da qual o doente permanece acordado ao longo da cirurgia, com a técnica percutânea ecoguiada para o “dedo em gatilho”, o doente é tratado com o conforto e benefícios de uma anestesia local, em regime de ambulatório.

Além disso, sai do procedimento cirúrgico com plena capacidade para usar a mão intervencionada, podendo regressar às suas atividades diárias e laborais, num curto espaço de tempo.

O “dedo em gatilho”, também conhecido como dedo em mola, é uma condição que afeta a qualidade de vida de muitos indivíduos, causando inflamação na bainha dos tendões da mão, que leva a ressaltos dolorosos e limitações na mobilidade.

A primeira linha de tratamento requer o uso de anti-inflamatórios e infiltrações, mas quando essas abordagens não são eficazes, a cirurgia torna-se necessária.

Tradicionalmente, a cirurgia consistia numa incisão na palma da mão que, apesar de eficaz, resultava frequentemente em cicatrizes duras e dolorosas, que poderiam demorar meses a resolver, limitando a capacidade dos utentes para realizar tarefas quotidianas ou retornar ao trabalho.

Com esta técnica inovadora e minimamente invasiva, designada de técnica percutânea ecoguiada, os cirurgiões podem realizar a intervenção através de um pequeno orifício na pele, evitando pontos (suturas) cutâneos e cicatrizes cirúrgicas.

Durante todo o procedimento têm a capacidade de visualizar, em tempo real, todas as estruturas anatómicas envolvidas, utilizando o ecógrafo e garantindo assim a eficácia e segurança da intervenção.

Esta inovação representa um avanço significativo na abordagem de tratamento para doentes com “dedo em gatilho”, pois oferece uma solução mais rápida, eficaz, segura e esteticamente agradável para aqueles que sofrem com esta condição debilitante.