CHUC tem sala híbrida no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem em funcionamento uma sala híbrida, localizada no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, que possibilita uma maior precisão na intervenção cardíaca.

De acordo com o CHUC, trata-se de uma sala com equipamento que vai fundamentalmente servir para efetuar a realização de procedimentos híbridos cardiovasculares e torácicos, que envolvam as especialidades de cirurgia cardiotorácica, cardiologia e cirurgia vascular.

“Por exemplo, doentes submetidos a cirurgia valvular e que concomitantemente tenham doença coronária ou carotídea, poderão ser tratados às diversas patologias sem que haja necessidade de o doente sair da Sala Híbrida”, explicou a instituição, em comunicado.

De acordo com o mesmo comunicado, a vertente da intervenção estrutural cardíaca é uma área de desenvolvimento enorme, em que se prevê que num futuro próximo seja cada vez mais necessário um trabalho de proximidade entre cirurgiões cardíacos, cirurgiões vasculares e cardiologistas de intervenção. “Exemplos disso serão as técnicas emergentes de intervenção valvular transcatéter que possibilitam uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva”.

Outra vertente igualmente importante será a vertente imagiológica, “já que, pela primeira vez em Portugal, haverá uma Sala Operatória Híbrida com AngioTAC incorporado”. Assim, o CHUC tem na mesma sala com ambiente cirúrgico, um angiógrafo e uma angioTAC, para a preparação mais adequada das intervenções vasculares ou cardíacas mais complexas.

A implantação de biopróteses aórticas transcatéter (TAVI), que se efetua no CHUC desde o início deste ano, “será efetuada, a partir de agora, num ambiente mais protegido e com vantagens logísticas inequívocas” assegurou o CHUC, acrescentando que esta nova tecnologia vem possibilitar o planeamento, orientação e avaliação de procedimentos cada vez mais sofisticados e com maior precisão.