CHUC realiza primeira cirurgia cardíaca por video-toracoscopia

• 29 dezembro 2021, quarta-feira

O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou a primeira cirurgia cardíaca por vídeo-toracoscopia, com abordagem minimamente invasiva para resolução da patologia valvular e defeito septal congénito.

Trata-se de um procedimento inovador, ainda pouco realizado quer a nível nacional quer no estrangeiro.

A equipa cirúrgica envolvida, constituída pelos médicos Gonçalo Coutinho, Filipe Soares, Pedro Correia e pela enfermeira Carla Pinheiro, pôs em prática o conhecimento adquirido após formação num centro europeu.