CHUC realiza intervenção pioneira em Portugal

• 24 novembro 2021, quarta-feira

A Unidade de Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez, uma intervenção percutânea na válvula tricúspide, com o dispositivo Pascal, um tratamento pioneiro a nível nacional.

O diretor do Serviço de Cardiologia do CHUC, Lino Gonçalves, explicou que “o tratamento consistiu numa intervenção minimamente invasiva, não cirúrgica, para a reparação da insuficiência tricúspide grave e sintomática e compreendeu a colocação de dois clips nos folhetos da válvula tricúspide permitindo uma redução importante da insuficiência valvular, o que permitirá a melhoria das queixas de insuficiência cardíaca do doente”.

De acordo com o responsável, não se registaram complicações ou intercorrências, tendo o doente tido alta no dia seguinte.

O diretor do Serviço de Cardiologia prosseguiu dando nota de que a regurgitação desta válvula cardíaca provoca o refluxo de sangue do ventrículo direito para a aurícula direita com consequências nefastas para o doente.

“Tradicionalmente, as opções de correção da insuficiência tricúspide estavam limitadas à cirurgia cardíaca, pelo que esta opção terapêutica, menos invasiva, vai possibilitar o tratamento de mais doentes com esta patologia, sobretudo naqueles mais idosos, frágeis e com elevado risco cirúrgico e que frequentemente não tinham acesso a qualquer tratamento valvular para ajudar à sua estabilização clínica”, acrescentou.