CHUC realiza cirurgia ao membro superior e inferior em simultâneo

• 29 março 2022, terça-feira

A equipa do Sector da Mão, do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), realizou, no dia 24 de março, pela primeira vez no mesmo tempo operatório, uma cirurgia ao membro superior e membro inferior em doente do foro neurológico, para reanimação tanto da mão, cotovelo e ombro, como da perna e pé.

A cirurgia foi efetuada com recurso a técnicas de microcirurgia e de reconstrução tendinosa.

O ortopedista responsável por este tipo de cirurgias, José Alexandre Marques, referiu que “esta cirurgia realizada em doente vítima de acidente vascular cerebral (AVC) vai permitir, após um período de reabilitação pós-cirúrgica, uma melhoria postural e funcional dos membros afetados, resultando numa melhor qualidade de vida para o doente”.

O Serviço de Ortopedia do CHUC realiza este tipo de cirurgias desde 2018 tendo, inclusive, celebrado um protocolo de cooperação com o Centro de Reabilitação Rovisco Pais, de modo a poder melhorar as sequelas de doentes com grandes incapacidades funcionais.

As cirurgias são realizadas na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do CHUC, permitindo ao doente ter alta até 24 horas, após a cirurgia.