CHUC integra projeto europeu para acompanhar doentes com AVC

• 05 janeiro 2023, quinta-feira

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) participa num projeto europeu que busca uma solução digital para o acompanhamento pós-hospitalar de doentes com acidente vascular cerebral (AVC).

Trata-se, segundo o CHUC, de uma “aposta inovadora de cuidados de saúde focados na pessoa” e que envolve “todos os níveis de cuidados” nas regiões europeias de Coimbra e Catalunha, em Espanha.

Em comunicado, o CHUC refere que este projeto, que começará a ser executado em janeiro, é a primeira iniciativa de cuidados de saúde integrados baseados em valor do European Institute of Technology – Health da União Europeia.

“Ao permitir a medição dos resultados em saúde relevantes para os doentes, este projeto permite um redesenho da oferta de cuidados de acordo com as necessidades e experiência dos doentes e das suas famílias”, refere em comunicado o Gabinete de Comunicação, Informação e Relações Públicas da instituição hospitalar.

Por outro lado, a nova solução “permitirá ao Serviço Nacional de Saúde desenvolver modalidades de recompensa de acordo com os resultados em saúde alcançados para cada doente”.

Estão incorporados neste projeto, para o qual o CHUC conta com um orçamento de aproximadamente 150 mil euros, os serviços de Neurologia, de Medicina Física e Reabilitação, de Psiquiatria, o Serviço Social e a Unidade de Inovação e Desenvolvimento.

Citado na nota, o coordenador do projeto no CHUC, João Sargento Freitas, salientou que “o AVC é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo e está associado a elevados custos de saúde”.

“O projeto Harmonics representa um novo paradigma e uma solução inovadora no acompanhamento e gestão dos cuidados de saúde ao doente após AVC. Isto é, promove a integração, harmonização e otimização do acompanhamento do doente após a alta hospitalar, envolvendo e aproximando o doente, os familiares e cuidadores com todos os elementos prestadores de cuidados de saúde”, sublinhou.

João Sargento Freitas espera que este projeto possa contribuir para aumentar a qualidade de vida dos doentes com AVC e a eficiência dos sistemas de saúde. “O sucesso do projeto permitirá depois replicá-lo por outros hospitais da União Europeia por forma a aumentar também a qualidade de vida dos pacientes com AVC em toda a Europa”, concluiu.