CHUA incrementa atividade assistencial em 2021 face a 2020

• 02 fevereiro 2022, quarta-feira

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) aumentou o número de consultas, cirurgias e atendimentos em urgência em 2021, ao mesmo tempo que reduziu as listas de espera.

De acordo com o CHUA, “além das múltiplas respostas que teve de garantir em todas as áreas, conseguiu ainda alcançar o objetivo de, simultaneamente, aumentar a sua capacidade de resposta e os seus principais indicadores assistenciais” em relação a 2020.

Segundo os dados divulgados pelo centro hospitalar, no ano passado, os hospitais públicos algarvios fecharam o ano com mais 34.645 consultas externas médicas de especialidade, um aumento de 12,5 por cento face a 2020, num total anual de 312.198 consultas, e de 4,2 por cento em relação a 2019. Do total de consultas, 81.356 dizem respeito a primeiras consultas, verificando-se um acréscimo de 18 por cento, face a 2020.

Quanto a cirurgias, o CHUA referiu que os hospitais algarvios realizaram um total de 15.732 cirurgias, mais 3.218 do que em 2020, o que se traduz num aumento global de 25,7 por cento, consubstanciado num acréscimo de 19,6 por cento nas cirurgias convencionais e de 34,8 por cento nas cirurgias de ambulatório.

O CHUA adiantou que, para aumentar a capacidade da cirurgia, “implementou um programa de atividade cirúrgica programada adicional para combater e recuperar as listas de espera”, reduzindo em 19,3 por cento o número de doentes em lista de espera e inscritos há mais de um ano.

“Relativamente à lista de espera para consulta – superior a 270 dias – registou-se no ano passado uma diminuição de 28,9 por cento, enquanto na lista de espera para consulta – situações com tempos máximos de resposta garantidos esgotados – também se registou uma diminuição de 4,4 por cento”, lê-se em comunicado.

Em 2021, e em comparação com o ano anterior, os serviços de urgência nos três hospitais públicos algarvios – hospitais de Faro, Portimão e Lagos – realizaram mais 44.773 atendimentos, verificando-se igualmente um aumento de 29 por cento nos atendimentos no serviço da urgência pediátrica, com mais 12.217, enquanto no Hospital de Dia foram realizadas 54.339 sessões, representando um acréscimo de 9,0 por cento.

Na área da hospitalização domiciliária houve uma subida de 171 para 315 no número de utentes que usufruíram deste serviço, “aumento para o qual contribuiu a abertura desta nova valência na unidade hospitalar de Portimão, o que permitiu estender a atual resposta à área do barlavento algarvio”, referiu ainda o CHUA.