CHTMAD registou aumento de produtividade em 2021

• 23 novembro 2021, terça-feira
  • Gestão

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) registou, no período de janeiro a outubro de 2021, um aumento dos seus indicadores de produtividade, relativamente ao período homólogo de 2019, designadamente no número de consultas, cirurgias e sessões de hospital de dia.

A evolução positiva da resposta assistencial é confirmada pelo acréscimo do número total de consultas. Neste período foram realizadas 270.201 consultas, mais um por cento do que no mesmo período de 2019 (mais 13,37 por cento do que no mesmo período de 2020), sendo que nas primeiras consultas houve um aumento de 1,5 por cento.

Para o diretor da Consulta Externa, Romeu Pires, “estes números são o resultado da retoma da atividade e sua normalização”.

O mesmo aconteceu na atividade cirúrgica. Até outubro, foram realizadas 13.617 cirurgias, mais 9,4 por cento do que no mesmo período de 2019 (mais 38 por cento do que no mesmo período de 2020).

Na cirurgia convencional verificou-se um aumento de 9,4 por cento e na cirurgia de ambulatório de 11,1 por cento. Este aumento deve-se, sobretudo, “ao esforço que a instituição está a realizar na conciliação da retoma da atividade e na recuperação das listas de espera provocadas pelo contexto de pandemia”, afirmou o diretor do Centro de Gestão de Cirurgia, Pinto Sousa.

No Hospital de Dia, verificou-se também um aumento de sessões. As sessões de hemodiálise aumentaram significativamente, mais 16,7 por cento do que no mesmo período de 2019.

A diretora do Serviço de Nefrologia, Teresa Morgado, justifica estes resultados “com a criação do Centro de Responsabilidade Integrada – Centro de Diálise, que permitiu alargar a um maior número de doentes a oferta de cuidados prestados e, consequentemente, melhorar a acessibilidade ao Serviço Nacional de Saúde da população da área de influência do CHTMAD”.

Em comunicado, o Conselho de Administração referiu que a melhoria dos indicadores de produtividade deve-se, sobretudo, à dedicação e ao profissionalismo de todos os colaboradores, que diariamente contribuem para melhorar e aumentar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.