CHTMAD implementa projeto de Via Verde do Sono

  • 11 setembro 2023, segunda-feira
  • Gestão

O Laboratório do Sono do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) implementou, este mês, a “Via Verde do Sono”, um projeto em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde – Marão Douro Norte.

Este projeto visa reduzir o tempo de espera entre o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios do sono.

De acordo com comunicado do CHTMAD, com esta articulação entre as duas instituições de saúde é possível reduzir, para um mês, o tempo de espera desde o envio do centro de saúde até ao tratamento no hospital, para casos prioritários.

“Neste momento, a patologia do sono constitui a principal causa de referenciação de doentes para a pneumologia”, referiu a diretora do Serviço de Pneumologia, Ana Loureiro.

A médica especialista em sono Bebiana Conde acrescentou que “esta patologia é a que mais recursos consome, dada a elevada procura de consultas e exames, e pela extensa relação com várias comorbilidades: obesidade, patologia cardiovascular e doenças metabólicas como a diabetes, que permanecendo sem tratamento, aumentam o risco de complicações cardiovasculares em mais de 50 por cento”.

Nesta fase inicial, serão realizadas quatro primeiras consultas por semana. O “doente vem para o hospital já com o exame feito nos cuidados primários, é validado por nós na consulta, e inicia tratamento de imediato”, explicou Bebiana Conde.

A médica assegura que este serviço, desde há vários anos, “proporciona intervenções formativas na sociedade civil e científica, através de campanhas de sensibilização na sociedade, formações, como irá acontecer nos próximos meses, através de um curso sobre a abordagem multidisciplinar da patologia do sono, um desafio encetado pela Secção Regional de Vila Real da Ordem dos Médicos, que tem como objetivo o aumento da literacia do sono na região”.

Apesar de o diagnóstico e tratamento da patologia do sono significarem um enorme custo, se os mesmos forem realizados de forma precoce e eficaz, obtêm-se ganhos imediatos e a longo prazo, em saúde.

A patologia do sono, que compreende a patologia obstrutiva do sono, insónias, parassónias, alterações do ritmo circadiano, aliadas à ansiedade, sedentarismo, stress, maus hábitos de alimentação, compromete significativamente a qualidade de vida.

“É importante incentivar a população para as medidas globais, ou seja, prática de exercício físico, alimentação equilibrada, boa higiene do sono, de forma a reduzir este tipo de doenças; e, também, no caso de já existirem, serem diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada”, concluiu Bebiana Conde.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.