CHTMAD abre primeiro centro de responsabilidade de diálise do país

  • 26 janeiro 2021, terça-feira
  • Gestão

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) abriu, no início deste mês, o primeiro Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Diálise do país, localizado na Unidade Hospitalar de Vila Real.

Os CRI são estruturas orgânicas de gestão intermédia que têm autonomia de funcionamento e decisão, com critérios e princípios de funcionamento previamente estabelecidos, em contrato-programa, e avaliados económica e financeiramente por um período de três anos.

Com instalações reestruturadas e ampliadas para o efeito, este CRI é constituído por uma equipa multidisciplinar, de médicos, enfermeiros, nutricionista, assistentes técnicos e assistentes operacionais, coordenados por um conselho de gestão.

“Numa ótica de trabalho conjunto e organizado, pretende alargar a resposta hospitalar pública à população de doentes hemodialisados crónicos que, atualmente, encontram a maior parte da resposta assistencial no setor privado”, lê-se em comunicado.

Com este novo centro, o CHTMAD estima alargar a sua capacidade de resposta para 90 doentes em programa regular de hemodiálise na Unidade Hospitalar de Vila Real, estando prevista, também, a expansão às outras unidades hospitalares.

Para a diretora do Serviço de Nefrologia do CHTMAD, Teresa Morgado, além de outras vantagens, “o CRI permite oferecer ao doente uma visão integrada dos tratamentos da doença crónica renal ao longo da sua vida. Por outro lado, decorrente da sua autonomia, possibilita proporcionar aos profissionais melhores condições remuneratórias e, desta forma, contribuir para fixar especialistas neste centro hospitalar”.

De acordo com a presidente do Conselho de Administração, Rita Castanheira, “a criação deste CRI na área da diálise, único no país, pretende colocar as necessidades do doente no centro do sistema, aumentando a acessibilidade, a produtividade dos recursos aplicados e criando condições para atrair e fixar profissionais na região”.

A presidente reforçou ainda que com este CRI “potencia-se a autonomia, qualidade, a inovação e a eficiência” na prestação dos cuidados de saúde, resultando “numa melhoria concreta dos resultados e ganhos em saúde”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.