CHS aumentou consultas e cirurgias realizadas

• 15 novembro 2022, terça-feira

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) verificou, entre janeiro e setembro de 2022, um aumento da sua atividade assistencial, com um acréscimo do número de consultas médicas, cirurgias, internamentos e sessões no Hospital de Dia.

Na apresentação dos dados de acompanhamento da produção do terceiro trimestre de 2022, o Conselho de Administração do CHS revelou que, neste período, foram feitas 194 018 consultas médicas, o que representa um crescimento de 9,7 por cento face ao ano anterior.

No que respeita às primeiras consultas foram realizadas 60 026, mais 13,7 por cento comparativamente ao período homólogo.

Relativamente à atividade cirúrgica, constatou-se também um crescimento muito expressivo desta atividade: até setembro do presente ano foram realizadas mais 28 por cento de cirurgias comparativamente a 2021, contabilizando-se a realização de 11 260 cirurgias.

Foi ainda constatado o crescimento do número de doentes tratados em regime de internamento, estimando-se 14 735 doentes no final de 2022, mais 14,6 por cento em comparação com o ano de 2021.

No que respeita aos atendimentos efetuados no Serviço de Urgência, estima-se que até final do ano possam vir a realizar-se 136 036 observações, atividade esta que se aproxima já dos valores pré-pandémicos verificados no centro hospitalar.

No que concerne à atividade desenvolvida em regime de Hospital de Dia, estipula-se que o CHS realizará até final deste ano 54 777 sessões, incremento que traduz um crescimento de atividade relativamente a 2021 na ordem dos 12,3 por cento.

Nesta sessão foram comunicadas ainda orientações referentes à contratualização interna e externa para o ano de 2023 e foi, também, reforçada a necessidade de melhorar a acessibilidade dos utentes no que diz respeito à primeira consulta hospitalar e à realização de cirurgias.