CHMT realiza mais cirurgias, consultas e atendimentos de urgência

• 13 setembro 2022, terça-feira

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que integra as Unidades de Torres Novas, Abrantes e Tomar, reforçou de forma muito significativa a sua atividade assistencial nos oito primeiros meses do ano.

Em comunicado, o CHMT revelou que as suas três unidades registaram resultados recorde na resposta prestada aos utentes dos 14 concelhos da sua área de influência – com valores acima dos registados em 2019, ano de referência do Serviço Nacional de Saúde em contexto pré-pandemia – no número de episódios de urgência atendidos, no número de cirurgias urgentes praticadas, e nos meios complementares de diagnóstico que foram efetuados nos oito primeiros meses do ano.

Até 31 de agosto, os profissionais de saúde responderam a 99 306 episódios de urgência – um aumento de 35 por cento face ao período homólogo de 2021, e um por cento acima dos níveis recorde registados em 2019.

A recuperação da atividade cirúrgica foi uma das prioridades assumidas pelo CHMT em 2022, e até 31 de agosto, foram realizadas mais 1 385 cirurgias do que no período homólogo de 2021, num total de 5 993 atos cirúrgicos, um crescimento de 30 por cento comparativamente com o mesmo período do ano passado.

Deste total de cirurgias, 982 foram cirurgias urgentes, o que corresponde a um aumento de 13 por cento relativamente ao período homólogo de 2021 e três por cento acima das cirurgias realizadas em 2019.

No que diz respeito à realização de meios complementares de diagnóstico, foram realizados 1 764 530 exames, mais 234 683 do que no igual período do ano passado. Neste domínio há, também, um aumento expressivo de 14 por cento face ao período pré-pandemia de 2019.

Na valência da Consulta Externa, até 31 de agosto foram realizadas um total de 117 717 consultas, um aumento de sete por cento comparativamente com o mesmo período de 2021. Este crescimento é mais expressivo nas primeiras consultas (45 338), que revelam um crescimento de 15 por cento face ao período homólogo de 2021.

Já as consultas domiciliárias cresceram 11 por cento, e realizaram-se 21 419 sessões de “Hospital de Dia”, mais 16 por cento do que nos primeiros oito meses de 2021.