CHMT e IPT assinam acordo na área do conhecimento e inovação

• 24 março 2022, quinta-feira

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) celebraram, no dia 22 de março, um protocolo de cooperação que tem como objetivo contribuir para a afirmação da região do Médio Tejo como polo de conhecimento, investigação e tecnologia.

A cerimónia, realizada no auditório da Unidade de Tomar, contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Ramos, e do presidente do IPT, João Freitas Coroado.

A parceria entre as duas instituições prevê a organização de ações de formação e a criação de projetos conjuntos de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como a realização de eventos conjuntos.

“A constituição de laços entre as duas instituições beneficiará a nossa população, nomeadamente através da criação na Unidade de Tomar do CHMT de um centro de investigação”, disse Casimiro Ramos, sublinhando que a aposta do CHMT em parcerias com instituições de ensino superior permitirá concretizar oportunidades de investigação e desenvolvimento, num contexto hospitalar, em benefício dos doentes.

O presidente do Conselho de Administração do CHMT explicou que, no âmbito deste protocolo, serão desenvolvidos inúmeros projetos que têm como foco o doente e a inovação dos cuidados de saúde prestados, dando o exemplo da criação de protótipos que venham a tornar-se ferramentas preciosas no auxílio à recuperação de doentes, nomeadamente nas áreas da medicina física e reabilitação/ fisioterapia.

A partilha de conhecimento nas áreas clínicas e da gestão estará também em foco nesta parceria, explicou o dirigente.