CHLO realiza tratamento pioneiro por electroporação

• 13 junho 2022, segunda-feira
  • Gestão

O Hospital de Santa Cruz, inserido no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), tratou, com sucesso, três doentes com fibrilhação auricular por ablação com electroporação (pulsed field ablation).

Estes procedimentos, que decorreram nos dias 6 e 7 de junho, foram os primeiros a ser realizados na península ibérica.

A fibrilhação auricular é a arritmia mantida mais frequente do ser humano, que atinge uma em cada quatro pessoas, e que aumenta significativamente o risco de AVC em cinco vezes e duplica a mortalidade.

O tratamento mais eficaz é o isolamento elétrico das veias pulmonares, obtido por cateterismo (ablação por cateter com energia de radiofrequência ou com criobalão).

A electroporação é uma nova fonte de energia que demonstrou aumentar a eficácia e segurança da ablação por cateter e reduzir muito significativamente o tempo de intervenção, para menos de uma hora.