CHL tem novo equipamento para procedimentos ortopédicos

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dispõe de um novo equipamento para procedimentos ortopédicos no Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça – Bernardino Lopes de Oliveira.

O Mini Arco em C com detetor digital direto dedicado a procedimentos ortopédicos de extremidades, que representou um investimento de 98 400 euros, permite a intervenção da Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, em utentes com patologia traumática do membro superior em regime de ambulatório, de forma regular.

Este novo equipamento “tem como objetivo a efetivação das transferências de cirurgia de trauma do membro superior para a Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, evitando o internamento e a ocupação das salas de Urgência e eletivas no Bloco Operatório Central, para utentes com patologia traumática do membro superior”, explicou o coordenador da Unidade Funcional, Carlos Pina.

“Com estas cirurgias haverá um ganho assistencial enorme, assim como uma poupança de recursos económicos importante, permitindo aos utentes serem intervencionados de uma forma cómoda, diminuindo riscos e gastos associados a internamentos, e permitindo reafectar recursos humanos e económicos”, acrescentou o responsável.

O presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, salientou que o novo equipamento “possibilita a descentralização dos procedimentos realizados no Hospital de Santo André, bem como a introdução de novas técnicas mais diferenciadas, mais seguras e menos invasivas para o doente”.

A Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia entrou em funcionamento em março de 2021 no Hospital de Alcobaça e dedica-se à cirurgia da mão. Também realiza cirurgias como a artroscopia no joelho, tornozelo e outras. No primeiro ano de funcionamento, a unidade realizou 495 cirurgias.