CHL cria nova unidade dedicada à patologia do ombro e cotovelo

  • 24 agosto 2022, quarta-feira
  • Gestão

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou a Unidade Funcional de Patologia do Ombro e Cotovelo, sob a alçada do Serviço de Ortopedia 1, uma área diferenciada para o tratamento de patologia do Ombro e do Cotovelo, nomeadamente dedicada a doentes com doenças osteoarticulares degenerativas e patologia traumática, que causam sofrimento, incapacidade e dificuldade nas atividades da vida diária.

A constituição desta unidade permite promover uma consulta especializada de patologia do Ombro e Cotovelo, devidamente articulada com os Cuidados de Saúde Primários, reduzindo o tempo de espera para as primeiras consultas de Ortopedia para esta área anatómica.

A nova unidade conta com uma equipa de dois médicos especialistas em Ortopedia e promove alternativas ao internamento convencional, como o ambulatório hospitalar e a hospitalização domiciliária, com o objetivo de diminuir a demora média de internamento.

“Pretendemos realizar procedimentos percutâneos e abertos, mini open ou não, em cirurgia de ambulatório e com internamento convencional, e efetuar cirurgia de ponta nesta área, especificamente artroplastia do ombro e cotovelo e artroscopia do ombro e cotovelo, bem como o tratamento de patologia traumática e degenerativa do ombro e cotovelo”, explicou a assistente graduada de Ortopedia e membro da equipa da nova unidade, Paula Helena Silva.

“Além da atividade assistencial, a nossa equipa propõe a realização de atividades de formação pré e pós-graduada, bem como de investigação médica com impacto positivo na nossa instituição”.

Paula Helena Silva referiu que se pretende “criar uma maior proximidade com a população, adequando e maximizando do ponto de vista técnico e de recursos uma resposta mais rápida por parte da instituição à procura cada vez mais frequente de especialistas em áreas diferenciadas segundo a região anatómica afetada”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.