CHL aumenta capacidade para doentes Covid-19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) passou a contar com mais 52 camas em enfermaria para tratamento de doentes Covid-19, divididas pela torre nascente do Hospital de Santo André – Leiria e o Serviço de Medicina Interna do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira – Alcobaça.

O centro hospitalar explicou que “devido ao novo crescimento de incidência da Covid-19 e à elevada afluência e permanência de doentes na área dedicada a doentes com suspeita de infeção respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU)”, o Conselho de Administração deliberou ativar o nível IV do Plano de Resposta Covid-19 – Camas Nível I.

Aquele nível do Plano de Resposta “preconiza a disponibilização de 172 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira”, com efeitos desde dia 18 de janeiro.

O CHL informou ainda que ativou o nível IV do Plano de Contingência do Serviço de Medicina Intensiva (SMI), que preconiza a disponibilização de 20 camas de nível III, sendo que estas permitem receber e tratar os doentes críticos Covid-19, nomeadamente os que necessitam de ventilação mecânica invasiva.