Chip cerebral capaz de escolher tratamento certo para cancro

Foi desenvolvido um dispositivo para medicina de precisão que consegue selecionar, em tempo recorde, qual a combinação certa de medicamentos para combater um tumor cerebral.

Uma equipa de investigadores biomédicos da Universidade de Houston (EUA) aprimorou um chip microfluídico para o cancro cerebral, anteriormente desenvolvido no mesmo laboratório. Este novo dispositivo permite uma rápida avaliação da eficácia dos medicamentos contra o cancro usados no tratamento de tumores cerebrais.

Ao possibilitar a administração múltipla e simultânea de medicamentos, o chip permite testar a resposta dos pacientes com glioblastoma – tumor cerebral maligno mais comum – às diferentes concentrações e combinações de medicamentos, o que por sua vez permite otimizar o uso das amostras raras de tumores que fornecem informações valiosas sobre o crescimento do tumor e possíveis tratamentos.

Os tratamentos atuais consistem na administração de medicamentos de quimioterapia que são testados ao longo de vários meses, tendo o paciente que mudar de medicação quando o primeiro não é eficaz. Segundo um dos investigadores, Metin Akay, este novo dispositivo consegue determinar a combinação certa de medicamentos em apenas duas semanas, considerando-o por isso medicina de precisão.

O processo consiste em colocar um pedaço de uma biópsia do tumor no chip, adicionar os medicamentos de quimioterapia, observar e determinar qual a combinação e proporção de medicamentos que mata mais células do tumor.

O estudo foi publicado na primeira edição do IEEE Open Journal of Engineering in Medicine and Biology.