CHBM regista crescimento da atividade no primeiro trimestre do ano

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) registou um crescimento nas principais linhas de atividade no primeiro trimestre de 2022, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

Em comunicado, o CHBM referiu que, entre 1 de janeiro e 31 de março de 2022, o CHBM realizou um total de 70.495 consultas, mais 11,4 por cento comparativamente com o período homólogo, sendo que nas consultas médicas o aumento foi de 9,5 por cento e nas consultas não médicas esse incremento foi de 14,9 por cento.

Na área cirúrgica (que inclui a cirurgia programada, de ambulatório e urgente) foram operados 1.923 doentes no primeiro trimestre de 2022, mais 23,4 por cento do que no mesmo período do ano anterior. Na cirurgia programada esse aumento foi de 97,9 por cento, enquanto na cirurgia urgente ficou nos 30,1 por cento.

No mesmo período, o Hospital de Dia registou também um aumento da atividade, realizando 6.649 sessões, mais 25,7 por cento comparativamente com o período homólogo. O CHBM salientou o incremento da atividade no Bloco de Partos, onde se registaram 358 partos no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 14,4 por cento.

No internamento o número de doentes acompanhou a mesma tendência, registando o CHBM 3.411 doentes saídos no primeiro trimestre de 2022, mais 17,9 por cento do que no ano anterior. Em Hospitalização Domiciliária, área onde tem feita uma grande aposta nos últimos anos, foram registados 114 doentes saídos no primeiro trimestre de 2022, mais 115,1 por cento do que no mesmo período do ano anterior.

Nos serviços de urgência (que inclui a urgência geral, pediátrica, obstétrica/ginecológica e básica), registou-se um aumento muito significativo de episódios, tendo sido realizados, no primeiro trimestre deste ano, 35.985 atendimentos nas urgências, mais 69,9 por cento comparativamente com o período homólogo.