CHBM tem novos equipamentos para Serviço de Anatomia Patológica

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) adquiriu um Sistema de Patologia Digital e um novo Montador Automático de Lâminas para o Serviço de Anatomia Patológica, ao abrigo do Programa Operacional Lisboa 2020, com um investimento de aproximadamente 155 mil euros.

A aquisição de um scaner de lâminas possibilitará a digitalização das amostras do Serviço de Anatomia Patológica (especialidade médica que procede à análise morfológica de órgãos, tecidos e células), “aumentando a produtividade e permitindo o acesso à telemedicina, assim como dotando de maior qualidade os aportes do serviço à produção científica do CHBM”, lê-se em comunicado.

Por lado, o montador automático de lâminas tem como função a colocação de lamela em todas as lâminas de vidro para estudo histológico e citológico, possibilitando a sua observação microscópica.

Este novo equipamento auxilia o técnico na função de montagem das lâminas, permitindo a automatização do processo e libertando este profissional para outras atividades, contribuindo ainda no desenvolvimento de um fluxo contínuo e eficiente de produção.

Estes equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura “Modernizar para Melhor Cuidar II”, que em janeiro de 2019 autorizou a compra de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia.

Como se verificou uma poupança na aquisição deste equipamento, de cerca de 450 mil euros, foi ainda autorizada a compra de mais 20 equipamentos: uma central de monitorização e um ecógrafo para o Serviço de Cardiologia; um intensificador de imagem e quatro eletrobisturis com extratores de fumos para o Bloco Operatório; três histeroscópios para o Serviço de Ginecologia; três cistoscópios para o Serviço de Urologia; um videocolonoscópio, um videogastroscópio e três monitores de visualização de imagem endoscópica para a Unidade de Técnicas Endoacópicas; para além dos dois equipamentos adquiridos para o Serviço de Anatomia Patológica.