Centro de treino móvel em Endoscopia chega a Portugal

Prestes a chegar a Portugal, o EndoRunner, da Fujifilm, é um centro de treino móvel que contém as inovações na área da Endoscopia. Poderá ser visitado no âmbito da participação da Fujifilm na Semana Digestiva 2022, que irá decorrer de 22 a 25 de junho, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, organizado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

O hub foi criado para visitar hospitais e conferências em toda a Europa, com o objetivo de apoiar os profissionais de saúde a ultrapassar alguns dos maiores desafios da

Endoscopia, numa altura em que vão surgindo dados sobre o impacto da pandemia nos serviços de saúde, nomeadamente no diagnóstico oncológico.

O EndoRunner possui um chassis extra baixo para oferecer um melhor uso do espaço e acesso ao mesmo. Possui uma porta larga na lateral esquerda, que permite visualizar o interior. É aí que se encontram três estações de trabalho, equipadas com endoscópios e modelos artificiais que proporcionam uma experiência sensorial muito aproximada da realidade.

Este centro de treino móvel pode viajar diretamente para hospitais e conferências,

oferecendo aos médicos a oportunidade de usar as soluções de Endoscopia da Fujifilm. São cerca de vinte diferentes endoscópios flexíveis e mais de cinquenta dispositivos terapêuticos para todos os tipos de aplicações, precisa um comunicado da empresa.

O hub usa tecnologia de aprendizagem profunda para ajudar os gastrenterologistas a tomar decisões com eficiência, aliviando as cargas de trabalho, de modo a disponibilizar o melhor atendimento ao paciente.

De acordo com um estudo elaborado para a Fujifilm, 73% dos gastrenterologistas refere que é provável que haja uma “bomba-relógio” de pacientes com cancro, que aguardam um diagnóstico e tratamento após a COVID-19. Por outro lado, 78% dos profissionais demonstrou preocupação com o facto de os pacientes poderem ter cancros em estados mais avançados e que podem ser mais difíceis de tratar, por causa da pandemia.

74% dos médicos entrevistados afirmou que deveriam ser melhoradas as oportunidades de treino no local e mais de dois terços (67%) beneficiariam de um maior suporte prático por parte dos parceiros na área de equipamentos médicos. Consequentemente, 81% dos entrevistados disse que valorizaria mais oportunidades de treino e educação presenciais ministradas pelos fabricantes e 75% prefere que os fabricantes visitem o próprio local de trabalho para disponibilizar treino e educação.

A vertente da Inteligência Artificial (IA) também foi realçada neste inquérito, com 80% a defender que a IA na Endoscopia melhorará a capacidade de diagnóstico e com 69% a dizer que melhorará os resultados dos pacientes.

A pesquisa da Fujifilm com profissionais de Gastrenterologia de toda a Europa foi realizada pela Sermo, a maior empresa de dados de saúde e plataforma social para médicos,  alcançando 1,3 milhões de profissionais em 150 países.