Central Logística de Armazenamento e Distribuição de vacinas – O desafio

• 01 setembro 2021, quarta-feira

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), através do Despacho conjunto dos Ministérios da Defesa Nacional, Administração Interna e da Saúde, com o número 11737/2020, datado de 23 de novembro de 2020, alterado pelo Despacho n.º 3906/2021, de 19 de abril, foi nomeado parte integrante da task force criada para a elaboração do Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal, fazendo parte do conjunto de serviços e organismos para o apoio ao planeamento estratégico e apoio à execução, no quadro das respetivas competências.

De acordo com o referido Despacho e em colaboração com os organismos pertinentes no âmbito da Defesa Nacional, Saúde e Administração Interna, temos uma participação ativa no planeamento do processo de vacinação a médio e longo prazo, através de uma gestão do Plano de Vacinação que permita a sua adaptação às condicionantes externas e internas que o afetem.

Muito concretamente, a coordenação da operação de armazenamento e distribuição das diferentes tipologias de vacinas contra a COVID-19, a partir do seu Pólo Logístico, sediado na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho.

A nossa participação e intervenção neste âmbito resulta quer da experiência integrada em meio hospitalar, que o SUCH detém há mais de 55 anos, de prestação de serviços periféricos na área da saúde, quer em virtude da pronta resposta que conseguiu dar ao SNS, num contexto difícil de pandemia em que foi necessário alocar todos os recursos e meios para assegurar o bom funcionamento das instituições prestadoras de cuidados de saúde. (...)

Joel Azevedo, SUCH

Artigo completo na TecnoHospital nº106, jul/ago 2021, dedicada ao tema 'Logística e Processo Informático de suporte à Vacinação COVID-19'