Cantanhede Innovation Days procura soluções inovadoras na área da saúde

• 27 outubro 2023, sexta-feira

A sexta edição do Cantanhede Innovation Days pretende juntar estudantes para que, em conjunto, respondam a desafios da área da saúde de forma inovadora, a decorrer de 30 de outubro a 3 de novembro, na vila da Tocha, em Cantanhede.

De acordo com o comunicado divulgado pela Universidade de Coimbra, que organiza a iniciativa, o evento começa a 30 de outubro no pavilhão Dr. Santana Maia do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP), na vila da Tocha, no concelho de Cantanhede, às 9 horas.

Na edição de 2023, os estudantes desta instituição de ensino superior vão ser instigados a responder aos desafios apresentados pelo Hospital Rovisco Pais na área da telemedicina e transformação digital e pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, na área das práticas de saúde amigas de idosos em hospitais.

Ao longo da semana, os participantes vão formar grupos e trabalhar em conjunto a fim de desenvolverem soluções inovadoras para os desafios da saúde que vão ser lançados no primeiro dia da iniciativa.

Já no dia 3 de novembro, pelas 14 horas, no mesmo local, vai decorrer a apresentação final das soluções pensadas por cada grupo.

O grupo vencedor vai representar a Universidade de Coimbra no evento em que vão ser apresentadas as melhores propostas desenvolvidas em cada uma das instituições que participam na iniciativa denominada Innovation Days (i-Days), que decorre em vários países da Europa, no âmbito da rede EIT Health, referiu a instituição na mesma nota.

Acompanhados por investigadores, docentes e profissionais da área da saúde na preparação das soluções, os estudantes vão também participar em ações de formação em áreas como inovação, empreendedorismo, pitching e design thinking.

O Cantanhede i-Days é organizado pela Unidade R&D International Networks da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, o Biocant (Centro de Inovação em Biotecnologia, de Cantanhede), o Hospital Arcebispo João Crisóstomo e o CMRRC-RP.