Camas hospitalares com tecnologia de integração

O progresso técnico e tecnológico, imposto pelos “hospitais 4.0”, eleva os níveis de exigência na construção do edificado e nos equipamentos hospitalares, o que, consequentemente, obriga os fabricantes a desenvolver aspetos como a ergonomia, a segurança, a comunicação, a automação e a integração.

Neste sentido, a Hillrom, representada em Portugal pela Medicinália Cormédica, tem vindo a incluir tecnologias nos seus equipamentos médicos e paramédicos.

As camas e respetivas funcionalidades são um instrumento de terapia do doente e, por isso, respondem às necessidades de tratamento específico de cada UCI, sem esquecer, no entanto, a existência de requisitos transversais a todas as unidades.

De modo a facilitar a interligação e comunicação/conectividade dos equipamentos, todos os modelos de UCI da Hillrom permitem a integração, através de rede Wi-Fi ou rede por cabo, exportando os dados em HL7.

Por forma a não descurar a segurança do doente, as camas permitem definir alarmes que controlam a agitação deste, o que possibilita a deteção precoce de fases críticas do paciente.

Com tecnologias terapêuticas baseadas nas funcionalidades da própria cama, a Hillrom está orientada para a ajuda a doentes com patologias respiratórias graves, que necessitam de permanente apoio físico e, propicia ainda, a mobilização precoce do doente para uma recuperação mais rápida.

Os modelos Progressa Pulmonary e Progressa Therapy integram colchões de pressão alternada de última geração, os quais, sem necessidade de apoio lateral adicional, permitem lateralização fisiológica e terapias pulmonares por percussão/vibração, suportadas por funcionalidades de pressão alternada do colchão e gestão da pressão por zonas demarcadas.

Estes dois modelos incluem ainda a funcionalidade única de saída frontal do doente, que consiste na capacidade de a cama assumir uma cadeira cardíaca perfeita, o que permite ao utilizador apoiar os pés no chão, sem necessidade de reposicionamento na cama. Nesta posição, os cuidadores poderão auxiliar o doente a levantar-se da cama como se fosse uma cadeira. Além da segurança do doente, também a do profissional é melhorada, antecipando-se processos de mobilização efetiva e regular do doente.

Todas as funcionalidades são controladas por uma interface gráfica e software específico para apresentação dos dados do paciente (incluindo o peso) e gráficos tendenciais. Todos os dados são exportados de forma automática para o HIS.