Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários

  • 12 janeiro 2022, quarta-feira
  • Gestão

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) vão lançar oito Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários, cada uma no valor de seis mil euros.

As Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários LPCC/AICIB permitem às equipas de investigação desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da prevenção do cancro em Cuidados de Saúde Primários.

Em comunicado divulgado, a AICIB informa que os projetos devem ser direcionados para a promoção da saúde e prevenção primária da doença, nomeadamente através da promoção e educação para estilos de vida saudáveis; para a promoção da saúde e prevenção secundária da doença, nomeadamente através da promoção do diagnóstico precoce; para a diminuição da mortalidade e da morbilidade por cancro; e para a melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes.

O concurso é destinado a todas as tipologias de Unidades de Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

“A enorme importância dos Cuidados de Saúde Primários em todos os níveis de prevenção em Oncologia justifica que a LPCC e a AICIB se associem e os coloquem como destinatários de mais um incentivo para a investigação na área”, afirmou o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues.

Estas bolsas são lançadas em conjunto com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, que destaca a importância da investigação clínica na área da prevenção do cancro nos Cuidados de Saúde Primários e a necessidade de apoio financeiro que os investigadores têm para desenvolver os seus projetos.

 “A AICIB, no cumprimento da sua missão de promoção e incentivo à investigação clínica e inovação biomédica, tendo em conta o papel único dos cuidados primários de Saúde na prestação de cuidados na comunidade, considera as Bolsas LPCC/AICIB como o primeiro passo para uma colaboração futura a que não faltará ambição”, disse a presidente da Direção da AICIB, Catarina Resende Oliveira.

As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro de 2022. Pode aceder ao formulário AQUI.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.