Autonomia total em radioterapia até ao final da legislatura

A tutela pretende que o SNS seja completamente autónomo em matéria de radioterapia até ao final da legislatura, sem necessidade de recorrer a privados ou convencionados.

A intenção foi manifestada por Adalberto Campos Fernandes na Assembleia da República, na comissão eventual de acompanhamento da Estratégia Portugal 2030.

O Ministro lembrou que a necessidade de equipamentos pesados na saúde é permanente, com máquinas de tomografia axial computorizada (TAC) ou ressonância magnética a terem uma semivida que anda em torno de seis a oito anos. «Há uma rotina de necessidade de substituição de equipamentos que é permanente», destacou, citado pelo Portal da Saúde.

O governante acrescentou ainda que «há um gap de falta de investimento» que ocorreu nos últimos anos e que «a saúde não tem esgotada a sua necessidade de equipamentos e infraestruturas», várias delas básicas.

Há igualmente «prioridades a nível da rede hospitalar que não estão satisfeitas», declarou, dando como exemplos o Hospital Central do Algarve ou o Centro Hospitalar do Oeste.