Aumento da atividade assistencial no CHO

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) registou, até ao final de junho de 2021, um aumento do número de consultas e de cirurgias realizadas, assim como uma redução do número de doentes em lista de espera comparado com igual período do ano anterior.

De acordo com o comunicado do CHO, no primeiro semestre de 2021 foram realizadas 3.081 cirurgias, mais 470 (18 por cento) do que em igual período em 2020.

De acordo com os dados apurados mantém-se a tendência na redução da lista de espera para cirurgia: atualmente estão menos 282 doentes a aguardar por cirurgia do que em 2020, e menos 752 quando comparado com junho de 2019. Atualmente, o tempo médio de espera para cirurgia é de menos 71 dias do que no ano anterior.

Também o número de consultas externas regista um aumento significativo. Até 30 de junho realizaram-se 80.068 consultas nas unidades hospitalares que integram o CHO, mais 17.084 (27,1 por cento) do que em período homólogo.

Consequentemente, o número de doentes em lista de espera para consulta tem vindo a diminuir de forma consistente desde 2019. Atualmente existem menos 3.234 (24,5 por cento) doentes a aguardar por consulta do que em igual período no ano transato, e menos 7.847 se compararmos com junho de 2019.

A nota destaca ainda a redução da demora média no internamento em 0,3 dias, o que significa que no primeiro semestre do ano passado um doente esteve em média internado 7,8 dias, sendo que atualmente está 7,5 dias.