Assinado protocolo em Torres Novas relativo a risco cardiovascular

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Torres Novas assinaram um novo protocolo para a implementação do projeto EVA (Equipa Vida Ativa).

A iniciativa tem como objetivo aumentar o acompanhamento da população de maior risco cardiovascular numa altura em que a pandemia dificultou o acesso dos doentes aos centros de saúde e hospitais.

Este protocolo prevê a criação de uma equipa multidisciplinar, composto por um médico, um farmacêutico e um enfermeiro, que irão avaliar e registar a situação clínica dos doentes.

A mortalidade não-Covid-19 é o principal objetivo do EVA. O projeto irá acompanhar os cidadãos de maior risco cardiovascular, cujo acesso aos Cuidados de Saúde Primários ou Centros Hospitalares estão diminuídos nestes tempos de pandemia e podem ver os seus fatores de risco e saúde em geral agravados sem que possa haver controlo ou uma melhor gestão da sua doença, contribuindo para mais anos de vida.