Aprovada tranche de 12 ME para nova fase de obras do Hospital de Gaia

A primeira tranche, no valor de 12 milhões de euros, para uma nova fase de obras no Hospital de Vila Nova de Gaia, integrado no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), foi aprovada pela tutela e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N).

“Tivemos há dias uma extraordinária novidade sobre a primeira tranche de financiamento para a fase C para o nosso hospital de Gaia”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Rodrigues, referindo-se à empreitada que inclui a transferência de serviços do centro do concelho para o Monte da Virgem.

Em causa está uma obra orçada em 42 milhões de euros, sendo que, de acordo com o anúncio publicado em Diário da República a 8 de abril passado, a primeira tranche ronda os 12 milhões de euros.

Quer a publicação em Diário da República, quer as informações às quais se referiu na sexta-feira o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, apontam que esta verba permite viabilizar o lançamento do concurso para a obra.

O anúncio, inscrito na série de contratos públicos, aponta para a “empreitada de construção do serviço materno-infantil integrado na Fase C do CHVNG/E”.

Já Eduardo Rodrigues disse que esta verba “foi aprovada no dia 31 [de março] pela tutela e pela CCDR-N no âmbito da programação de overbooking [dos fundos comunitários]”.

Transferência de competências do Estado para o município de Vila Nova de Gaia

O presidente Eduardo Rodrigues disse que “o hospital vai centralizar-se no Monte da Virgem [sendo que até aqui em Gaia, o CHVNG/E tem duas unidades], abdicando do polo II [no centro da cidade] onde está a ortopedia, a pediatria, a unidade de neonatologia”.

“A concentração é muito importante por razões de eficácia e segurança. Vai liberar um espaço que é propriedade da Misericórdia de Gaia que queremos muito transformar numa unidade de cuidados continuados”, referiu o autarca.

Esta face C de obras está integrada no Plano de Reabilitação Integrado do CHVNG/E.

Este plano tem três fases previstas, tendo como “principais objetivos centralizar serviços, organizar o Hospital Eduardo Santos Silva [em Vila Nova de Gaia] de modo a possibilitar a ligação entre os três pavilhões principais e qualificar e redimensionar alguns serviços, nomeadamente o Serviço de Urgência”, conforme descreveu em janeiro de 2020 o Ministério da Saúde em resposta enviada à Lusa.

Na fase C “será possível integrar os serviços da unidade 02 na unidade 01, concentrar os serviços de internamento num único núcleo central, sem qualquer dependência de transportes para o doente internado, bem como aumentar a capacidade instalada do bloco operatório e garantir condições de dignidade, segurança e conforto do doente internado”, acrescentou a tutela.

O CHVNG/E tem várias unidades, as quais incluem uma localizada em Espinho e o Centro de Reabilitação do Norte, uma estrutura localizada em Valadares de âmbito regional.

Já em Vila Nova de Gaia existem as unidades 01 e 02, a primeira conhecida como Hospital Eduardo Santo Silva, localizada junto ao Monte da Virgem, e a segunda conhecida por antigo Hospital Distrital de Gaia, junto ao tribunal, no centro da cidade.

As obras da face C do CHVNG/E incluem a transferência, do centro de Gaia para o Monte da Virgem, de serviços como ortopedia, ginecologia/obstetrícia, pediatria, neonatologia, entre outros.