Aprovada candidatura para modernização digital no Hospital de Braga

O Hospital de Braga viu aprovada a candidatura submetida ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020) com o projeto “HB.SAFE - Promoção da Integração, Interoperabilidade e Segurança Clínica”.

O projeto aprovado representa um investimento de cerca de 1.175.458,92 milhões de euros, cofinanciado em 85 por cento do valor aprovado, que corresponde a um incentivo de 842.956,93 euros.

A candidatura ao projeto teve como principais objetivos reforçar os processos e os sistemas de informação do Hospital de Braga, “potenciando um contínuo conhecimento, com vista ao alcance da excelência da qualidade do serviço prestado, num contexto de modernização e transformação digital”, lê-se em comunicado divulgado pela instituição.

De acordo com o Hospital de Braga, o projeto em questão assenta em cinco eixos principais: promoção da segurança; resiliência e privacidade dos dados; promoção da integração e interoperabilidade; qualidade, segurança e alarmística clínica; desmaterialização de processos e capacitação dos recursos humanos.

“Este projeto de transformação digital, com duração prevista de 24 meses, é uma oportunidade para reforçar a uniformização dos sistemas de informação do Hospital de Braga, numa ótica de melhoria contínua”.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, “a possibilidade de se iniciar este projeto de modernização digital, permitir-nos-á avanços significativos na qualidade da informação interna / externa, aliando-se a isto uma maior segurança no acesso aos sistemas de informação”.

“Este projeto aumentará a velocidade de resposta dos aplicativos existentes, com evidentes ganhos de eficiência e melhores práticas na partilha de informação”, reforçou João Porfírio Oliveira.