Aprovada abertura de concurso para nova unidade em Viana

Foi aprovada a abertura do concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) na freguesia da Meadela, no montante de 2,276 milhões de euros.

“Ao abrigo de um protocolo entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para a execução da empreitada, assinado em dezembro passado, a ULSAM ficou responsável pela elaboração do projeto e a Câmara Municipal pela execução da empreitada da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário”, referiu a autarquia, em nota de imprensa.

A construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela permitirá uma melhor adequação da prestação de cuidados de saúde e vai proporcionar aos utentes uma melhor acessibilidade.

Acresce, ainda, a maior eficiência resultante da incorporação da extensão de saúde da Meadela na USF Tiago de Almeida, que transitará do edifício do antigo Centro de Saúde de Viana do Castelo para a Meadela, libertando o espaço onde se encontra para alojar a USPAM – Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.

Neste edifício será também alojado a direção do agrupamento de centros de saúde e o CCeS, sem instalações adequadas, estando provisoriamente no Hospital, em espaço necessário. A unidade terá ainda, uma sala de reuniões com espaço adequado que irá permitir a realização da contratualização interna.

Esta nova unidade comporta, ainda, um espaço apropriado para a realização do atendimento complementar no âmbito dos cuidados de saúde primários, aos fins de semana e feriados.

O protocolo entre a ULSAM e a Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa a construção do novo centro de saúde da freguesia da Meadela foi aprovado em dezembro passado.