Aprendizagem automática nas tecnologias da saúde

Os sistemas de busca online, os sistemas de recomendações automáticas, os sistemas de reconhecimento de voz, os chatbots e mesmo as viaturas de condução automática deixaram de fazer parte do mundo da ficção científica para se tornarem parte do nosso quotidiano. O grande motor e impulsionador por detrás destas tecnologias é a inteligência artificial, em particular a aprendizagem automática. A aplicação destas técnicas à área da saúde é atualmente um dos tópicos que despertam maior interesse, quer por parte da comunidade académica quer por parte da indústria. O objetivo deste artigo é introduzir a área da aprendizagem automática de forma simples. Apresentam-se factos históricos determinantes para a evolução destas técnicas, bem como alguns dos mais importantes algoritmos e as suas aplicações na área da saúde.

O que é aprendizagem automática?

Aprendizagem automática, conhecida pela designação anglo-saxónica de Machine Learning, é a ciência de tornar computadores capazes de aprender a executar tarefas a partir da análise sistemática de dados, i.e. sem programação explícita. É uma área multidisciplinar formada da intersecção entre a estatística e as ciências da computação e com contribuições emergentes de aplicações específicas, como é o caso da visão computacional, processamento de linguagem natural, robótica, motores de busca e sistemas de recomendação.

Elói Pereira 

Doutor em Engenharia de Sistemas pela Universidade da Califórnia em Berkeley

Artigo publicado na edição nº87 da TH

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.