A Unidade Local de Saúde da Guarda

A Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG), é uma pessoa coletiva de Direito Público de Natureza Empresarial, foi criada em 1/10/2008, através do Decreto-Lei n.º 183/2008, de 4 de setembro, e integra dois hospitais (Guarda e Seia) e 13 Centros de Saúde.

Assegura a prestação de Cuidados de Saúde Primários, Hospitalares, Paliativos e de Convalescença a cerca de 137.743 habitantes, distribuídos pelos 13 concelhos do distrito da Guarda (excetuando o concelho de Aguiar da Beira), constituindo a única instituição pública de saúde em todo o distrito.

A ULSG oferece cuidados de saúde contínuos através de vários níveis de prestação de Cuidados (Primários, Hospitalares, Continuados e Paliativos), que pretendem satisfazer a integralidade das necessidades sentidas pela população abrangida. (...)

Por João Pedro Barranca, Eng.º Eletrotécnico, presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, EPE

Artigo completo na TecnoHospital nº117, mai/jun 2023, dedicada ao tema 'Meios Complementares de Diagnóstico'