A Transição Digital da Saúde: Realidade ou Utopia?

Na segunda década do seculo XXI, a transição digital ocupa lugar cimeiro nas prioridades políticas dos Governos, independentemente do desenvolvimento dos países. Está na moda, garante imagem de desenvolvimento e até dá dinheiro. É claro que a pandemia e o confinamento tornaram a utilização das tecnologias de informação obrigatórias para milhões de cidadãos que, pela primeira vez, se viram confrontados com uma nova realidade que lhes permitiu, com um click, aceder à informação e executar tarefas em condições antes inimagináveis. Por outro lado, a explosão na utilização das comunicações denunciou fragilidades nas tecnologias e sistemas utilizados, mas colocou nesta área avultadas somas financeiras potenciadoras do crescimento do negócio.

A evolução científica e tecnológica tem sido exponencial nas últimas décadas, com destaque para a saúde, cuja prática médica incorporou tecnologias que proporcionam aos doentes diagnósticos e tratamentos em condições de segurança e precisão, com a utilização de algoritmos inteligentes. Neste contexto, satisfazendo necessidades e permitindo ao cidadão um maior envolvimento no seu processo de saúde, surge a Saúde 5.0.

O que se passa em Portugal?

A prestação de cuidados de saúde, quer ao nível da prevenção quer do tratamento, é feita nos cuidados primários organizados em Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e nos Hospitais e Centros Hospitalares, cuja organização e desenvolvimento ocorreu ao longo dos anos de forma autónoma e com a limitação que os recursos atribuídos impuseram. Assim, encontramos hoje, não só na área da gestão e da logística, mas também e particularmente na área clínica, a fragmentação da informação pelos vários sistemas criados à medida das necessidades imediatas e sem uma estratégia nacional. Assistimos diariamente ao desespero dos profissionais de saúde que desperdiçam períodos significativos da sua atividade lutando com o computador em vez de atenderem doentes. (...)

Em colaboração com Mário Macedo, presidente da CT199 do Instituto Português de Qualidade, presidente da CS09 do Instituto Português de Qualidade

Artigo completo na TecnoHospital nº109, jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Hospital 5.0'

João Jorge Durão Carvalho