A Quarta Revolução Industrial bate à porta. Estamos preparados para a receber?

  • 10 novembro 2022, quinta-feira
  • Gestão

O tema principal da reunião do Fórum Económico de Davos realizado em Janeiro de 2016, foi a Quarta Revolução Industrial. Nessa reunião foi discutido o impacto das novas tecnologias na economia e no emprego. Enquanto na economia, as novas tecnologias, como a robotização e a automação, estão a conduzir a grandes ganhos de produtividade, o emprego está sendo ameaçado com uma expectativa de perda cinco milhões de postos de trabalho nas economias mais avançadas nos próximo cinco anos.

A utilização de novas tecnologias, está a conduzir a que as empresas que num passado recente transferiram as suas fábricas para países de mão de obra barata, voltem com estas à origem, mas de forma totalmente automatizada sem a criação de emprego ao nível anterior, ou seja, os postos de trabalho estão sendo substituídos por uma intensa utilização de robôs. A utilização de robôs tem vindo a crescer devido principalmente ao seu custo ter vindo a diminuir de forma acentuada e como consequência, conduzir a que o custo de produção industrial seja menor do que com a utilização intensiva de mão de obra, que pelo contrário, o seu custo tem vindo a crescer.

Os problemas que a quarta revolução industrial coloca ao mercado de trabalho é de que o seu rápido desenvolvimento não permite aos recursos humanos existentes, a adaptação necessária às novas tecnologias. Claro que novos empregos serão criados, mas estes exigirão conhecimentos muito especializados e só acessíveis a pessoas com elevados níveis de educação.

É urgente, portanto, um novo olhar pelo mercado de trabalho. É ilusório pensar que se conseguirá num futuro próximo reduzir a taxa de desemprego, quando por outro lado se exige à economia como um todo, um nível de competitividade cada vez maior no mercado global. É evidente que o aumento de produtividade necessário, só poderá ser obtido através da modernização das nossas indústrias, o que acarreta o uso cada vez mais intenso de computadores da última geração, de robôs e automação industrial.

Este inevitável futuro, obrigará forçosamente a novo tipo de ensino. É urgente fazer uma avaliação do que é necessário transformar no sistema educativo, quer nos seus conteúdos quer na transmissão de conhecimentos. É evidente que todo o sistema de ensino precisa ser alterado, reciclando em primeiro lugar os professores para os integrar nas novas tecnologias e procurar adaptar os conteúdos, ao que já se faz nos países desenvolvidos.

É necessário e urgente que os órgãos decisores se debrucem sobre estas rápidas transformações tecnológicas e que aloquem os recursos financeiros necessários à modernização da economia e à preparação dos recursos humanos necessários à mudança.

É também evidente que num futuro próximo uma grande parte do tecido industrial existente ficará obsoleto e que só com inovação e modernização poderá sobreviver. O mesmo se aplica aos recursos humanos, dado que, uma grande parte, não será capaz de se adaptar às exigências das novas tecnologias.

É necessário e urgente debruçarmo-nos sobre estes novos desafios, de forma a evitar ou pelo menos atenuar, os problemas graves que se avizinham. Todos nos apercebemos que hoje, uma pessoa de qualquer extrato social que perca o emprego aos 50 anos de idade, raramente consegue encontrar um novo trabalho. Todos sabemos também que o envelhecimento da população portuguesa é dos maiores a nível mundial, o que por si só, acarreta problemas de difícil solução. É, portanto, necessário tomar medidas que evitem a exclusão social das actuais e futuras gerações. Toda e qualquer solução deste problema implica custos que a Segurança Social com a atual sistema de capitalização não poderá suportar. É absolutamente necessário encontrar outras fontes de recursos que ainda não foram estudadas.

Muitos especialistas que estudam os efeitos da utilização de robôs e automação industrial no mercado de trabalho, já ponderam a criação de uma taxa a ser cobrada pela utilização destes equipamentos na proporção do número de postos de trabalho eliminados.

É tempo, portanto, do governo, entidades patronais e sindicatos, se sentarem à mesa, sem preconceitos ideológicos, de forma a encontrar soluções viáveis, que evitem as convulsões sociais que se avizinham, caso medidas preventivas não sejam tomadas.

Por Francisco Lourenço Pimenta, Engº. Civil (UP), Msc (Imperial College)

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.