IPO de Lisboa com novo data center

O IPO de Lisboa inaugurou, a 23 de junho, um novo data center. A nova estrutura concentra, segundo o site daquela unidade de saúde, servidores de virtualização de última geração, sistemas de armazenamento de dados mais rápidos e uma moderna rede de dados e de comunicações.

O diretor do serviço de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (GSTI), Pedro Teixeira, diz que «o IPO tem agora uma infraestrutura centralizada de data center, mais robusta, redundante e capaz de providenciar serviços com melhor qualidade, reduzindo a probabilidade de ocorrência de falhas e o tempo de indisponibilidade dos serviços aí alojados.»

A criticidade dos centros de dados advém do facto de estas instalações congregarem toda a infraestrutura necessária ao bom funcionamento dos sistemas e recursos informáticos e de comunicações das organizações.

Pedro Teixeira refere que «a solução adotada teve em conta as necessidades específicas do IPO Lisboa, é segura e tem enorme capacidade, o que permite a expansão para novas soluções e serviços, garantindo as condições necessárias para as medidas de transformação digital em curso no Instituto.»

Além dos ganhos a nível técnico e operacional, a arquitetura do novo data center é baseada em corredores de ar quente e ar frio, o que permite a otimização do sistema de refrigeração e, consequentemente, uma redução de custos energéticos.

Para assegurar o regular funcionamento do IPO foi preparado e acionado um plano de contingência, garantindo-se, assim, a criação dos suportes necessários para acesso à informação e registo de toda a atividade clínica durante a migração e acautelando qualquer imprevisto.

O plano de contingência foi aplicado durante 20 horas e implicou a criação prévia de bases de dados dos doentes internados e com consultas e/ou tratamentos agendados, o registo das prescrições médicas em vigor no internamento, ambulatório e hospital de dia, para o fim de semana e para os primeiros dias desta semana.