Hospitais e centros de saúde de Bragança passam a usar telemedicina

• 20 fevereiro 2017, segunda-feira

Os hospitais e centros de saúde do distrito de Bragança vão recorrer à telemedicina para tratar doentes e evitar deslocações e afluências desnecessárias às urgências e especialidades, divulgou a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).

Com o recurso a este sistema, deverá ser possível a um doente de qualquer centro de saúde dos 12 concelhos ser observado por uma especialidade médica existente unicamente nos hospitais.

O sistema tecnológico encontra-se em fase de instalação, e a comunicação será feita através de câmaras e computadores. Findo este processo, as diferentes unidades ficarão interligadas.

O recurso à telemedicina será uma forma de mitigar os efeitos da dispersão geográfica do distrito, que se traduz em custos de deslocação para os utentes e para a ULSNE. Segundo dados avançados à Agência Lusa, em 2016 esta unidade suportou despesas com transportes entre os centros de saúde e as unidades hospitalares de cerca de 1,5 milhões de euros.

Através da ligação por telemedicina, a ULSNE espera “evitar a deslocação de alguns doentes enviados diretamente dos centros de saúde para as urgências hospitalares e para os serviços de consulta externa” e “uma diminuição dos custos com transportes na ordem dos 77.500 euros”. A avaliação dos utentes poderá, em certos casos, ser feita no centro de saúde.

A maior articulação entre cuidados primários e hospitalares deverá também resultar numa diminuição do número de reinternamentos, acreditam os responsáveis pela ULSNE.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste pretende uma maior articulação “ao nível do acompanhamento dos utentes no pós internamento, pelas equipas de enfermagem das unidades de cuidados na comunidade e das unidades de cuidados de saúde personalizados”.

O projeto será concretizado em articulação com os Serviços Partilhados do Ministério do Ministério da Saúde (SPMS).