Centro Hospitalar de Leiria candidata projetos de desenvolvimento e inovação a financiamento europeu

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) apresentou recentemente três projetos para financiamento pelo fundo europeu Centro 2020, que visam apetrechar e renovar alguns dos serviços, e beneficiar de forma significativa os cidadãos da sua área de influência. Trata-se da aquisição de um novo aparelho de Tomografia Axial Computadorizada (TAC), a criação da unidade de Hidroterapia no Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR) no Hospital de Santo André, em Leiria, e da criação da Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça. Estes projetos têm um valor inicial global de cerca de dois milhões de euros, e visam trazer melhorias significativas na prestação de cuidados assistenciais aos utentes.

A aquisição do equipamento TAC tem como objetivo incrementar a capacidade de resposta aos pedidos de realização de TAC, urgentes e não urgentes, além de permitir igualmente a realização de TAC Cardíaca. O novo equipamento aumenta igualmente a qualidade e rapidez dos resultados e a diversidade de novos exames, que passarão a efetuar-se em condições de maior conforto para os doentes, nomeadamente através de técnicas menos invasivas. Ao passar a dispor de dois equipamentos de TAC, o CHL poderá igualmente responder a pedidos de exames do exterior, criando assim uma melhor e maior articulação com a restante rede de cuidados, o que trará, seguramente, maior eficiência ao processo de diagnóstico e tratamento, salienta a unidade de saúde em comunicado.

A Unidade de Cuidados Paliativos, a construir no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), será a primeira da região, uma vez que “o distrito de Leiria não dispõe de qualquer cama de internamento no âmbito dos cuidados paliativos, além de que a região conta com um elevado índice de envelhecimento – o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo, sendo de 156,6% em Alcobaça –, e o consequente aumento da prevalência de doenças crónicas», explica Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.

Esta unidade de cuidados paliativos terá por missão proporcionar aos utentes com doença prolongada, incurável e progressiva, com prognóstico de vida limitada, a prestação de cuidados de saúde com a máxima qualidade, num ambiente confortável e tranquilo, e adaptado às necessidades dos doentes e suas famílias.

A Unidade de Hidroterapia consistirá na remodelação da piscina e dos vários serviços anexos, que estão desativados praticamente desde a construção do Hospital de Santo André, e será utilizada como complemento do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação deste Hospital. Esta nova piscina poderá receber separadamente crianças e adultos, com acessos e balneários adequados (homens, mulheres, crianças, colaboradores) à sua condição motora, independentes do acesso aos restantes gabinetes e espaços do SMFR.