CHUC aposta em equipamento de desinfeção das sondas transesofágicas

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a utilizar, desde o dia 9 de outubro, o primeiro equipamento instalado num Serviço de Cardiologia em Portugal destinado à limpeza e desinfeção das sondas transesofágicas.

Trata-se de uma “nova metodologia automatizada e mecanizada, necessária para realização de um ecocardiograma transesofágico”, referiu o CHUC, em comunicado.

É um equipamento “novo e diferenciador” para a lavagem das sondas transeofágicas, com proteção eletrónica das sondas e impressão de certificado de limpeza e respetivo prazo de validade.

De acordo com o CHUC, esta mecanização possibilita uma “melhoria substancial da qualidade e segurança para o doente que realiza um ecocardiograma transesofágico”.