12ª Reunião Nacional das UAVC realiza-se a 24 de setembro

  • 17 setembro 2021, sexta-feira
  • Gestão

A Sociedade Portuguesa do AVC está a promover a 12.ª Reunião Nacional das Unidades de AVC, que irá decorrer no próximo dia 24 de setembro, em formato virtual.

De acordo com o membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC e coordenador deste evento, Vítor Tedim Cruz, o respetivo programa está focado no que interessa às Unidades de AVC (UAVC) “para se prepararem e reorganizarem para o futuro próximo” e contará com as palestras de especialistas nacionais e internacionais.

Nesta edição da Reunião Nacional das UAVC serão abordadas “as novas guidelines da European Stroke Organisation em áreas cruciais como a endarterectomia vs angioplastia e a gestão da hipertensão arterial no AVC isquémico vs hemorrágico”, sendo que o tratamento do AVC isquémico do acordar e as estratégias para aumentar a janela terapêutica serão outros dos temas importantes trazidos a debate, referiu Vítor Tedim Cruz.

Na perspetiva do coordenador do evento, um dos momentos mais relevantes desta reunião será “uma sessão muito especial sobre o tratamento do AVC nas regiões autónomas insulares”, que decorrerá pela primeira vez nestes moldes. “Podemos todos aprender um pouco com a organização do tratamento ao AVC num dos contextos mais difíceis de prestação de cuidados no território nacional”, considerou o médico neurologista.

Decorrerá ainda uma sessão dedicada à “Certificação das Unidades de AVC”, durante a qual será possível “conhecer melhor um dos projetos bem-sucedidos, a UAVC do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, e a perspetiva dos administradores hospitalares sobre o modelo de financiamento dos hospitais e a forma como impacta a nossa atividade e pressão para a mudança”.

Além destas palestras, o programa conta também com sessões organizadas com o apoio, respetivamente, da Boehringer Ingelheim, da Angels e do Consanas Hospital da Prelada, esta última para dar a conhecer a sua experiência de dois anos relativamente à “Reabilitação do AVC: programas de fase subaguda em internamento”.

A Reunião Nacional das UAVC é destinada a profissionais de saúde das Unidades de AVC ou dedicados à abordagem desta patologia nas suas diferentes fases de intervenção.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.