ULSBM integra projeto para prevenir a incapacidade de idosos

Fotografia: ULSBM

O projeto europeu PreDisc é um programa transnacional, entre profissionais de Saúde de França, Portugal, Andorra e Espanha, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa INTERREG SUDOE, que visa prevenir a incapacidade das pessoas idosas, promovendo a atividade física regular, durante e após os períodos de hospitalização.

Os parceiros do projeto PreDisc, do qual o Hospital Distrital da Figueira da Foz – Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULSBM) faz parte, reuniram-se, em março, no Centro de investigação biomédica Navarrabiomed, para dar início a esta iniciativa de cooperação do espaço Sudoeste europeu (SUDOE), que apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projetos transnacionais por intermédio do FEDER.

O programa assenta na prescrição de um programa de exercícios personalizado durante a hospitalização e a sua continuação depois da alta, com o objetivo de prevenir a incapacidade dos seniores. O programa inclui também um ensaio clínico multicêntrico para gerar evidência científica e promover a integração destes programas na prática clínica habitual.

O consórcio do projeto liderado pelo Navarrabiomed – Fundação Miguel Servet, no qual o Hospital Distrital da Figueira da Foz – ULSBM faz parte, conta ainda com a participação do Instituto de Investigação Sanitária de Navarra, Cuidados de Saúde Primários dos Serviços de Saúde de Navarro, Universidade de Deusto, Centro Hospitalar e Universitário de Toulouse – Polo de Geriatria, Serviço de Saúde de Andorra, e com o apoio de nove organismos públicos e privados do sudoeste europeu.

O ministro Regional da Saúde do Governo de Navarra, Fernando Domínguez, presidiu ao evento de lançamento do PreDisc e, aproveitando a presença dos parceiros em Pamplona, foi ainda organizada uma visita ao Serviço de Geriatria do Hospital Universitário de Navarra para observação do modelo navarro de apoio aos seniores hospitalizados.

O projeto europeu PreDisc foca-se também na promoção de um envelhecimento ativo, com o objetivo de reduzir as idas ao hospital.

A ULS do Baixo Mondego tem uma equipa da unidade hospitalar e dos cuidados de Saúde primários motivada e com grandes expectativas nos resultados promissores deste estudo clínico, sendo o projeto conduzido pelo Centro de Investigação Clínica do Hospital Distrital da Figueira da Foz (CIC2Fs), que tem desempenhado um papel na promoção e gestão das atividades de investigação clínica.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.