ULS São João aplica tecnologia 5G na transformação digital
Fotografia: Freepik
A ULS São João está a levar a cabo uma “revolução” graças à aplicação da tecnologia 5G na prestação de cuidados de saúde.
Veículos de emergência médica (INEM) conectados, a transmissão em vídeo de cirurgias robóticas ou a utilização da realidade virtual nos Cuidados Intensivos são algumas das seis aplicações (casos de uso) assentes na tecnologia 5G, no âmbito do projeto “5G Healthcare”, apoiado pela Comissão Europeia.
- Veículos de emergência médica conectados: transmissão, em tempo real, de sinais vitais e vídeo de alta resolução entre os veículos de emergência e o centro de apoio do INEM e do São João; permite à equipa médica no SU preparar-se melhor para receber o doente.
- Transmissão em vídeo de cirurgias robóticas: transmissão, em tempo real, de cirurgias robóticas de laparoscopia.
- Telemedicina: reforço dos processos e infraestruturas de apoio à telemedicina.
- Monitorização de saúde: rede de monitorização de dados vitais, através de dispositivos 5G colocados no domicílio dos utentes.
- Realidade virtual nos Cuidados Intensivos: realidade virtual baseada em 5G usada como terapia não farmacológica em utentes acordados na UCI.
- Diagnósticos remotos: processo remoto de anatomia patológica, através da digitalização de amostras de tecidos.
O consórcio é constituído por quatro parceiros, com conhecimento técnico e reconhecida capacidade para testar os casos de uso.
A ULS São João disponibiliza a infraestrutura médica para a realização dos testes, sendo o principal hub para a implementação dos casos. O parceiro da área das telecomunicações fornece a infraestrutura e serviços 5G para o desenvolvimento dos casos de uso, juntando-se ainda o INEM e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
O projeto prevê um investimento de mais de 3,2 milhões de euros, aprovado no âmbito do mecanismo Connecting Europe Facility (CEF), no pilar Digital, na medida “5G for Smart Communities”.
Outros artigos que lhe podem interessar