ULS Nordeste alarga Cuidados Paliativos

Fotografia: ULS Nordeste
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste reforçou as Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) no concelho de Freixo de Espada à Cinta, abrangendo assim todos os concelhos do distrito de Bragança.
O protocolo de cooperação assinado no dia 8 de agosto entre a ULS do Nordeste e a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta permite aumentar o número de equipas com intervenção nesta área, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados de saúde de proximidade disponibilizados à população.
À semelhança das restantes equipas – nomeadamente Terra Fria (concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais), Terra Quente (concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo) e Planalto Mirandês (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso) –, a Equipa de Freixo de Espada à Cinta é multidisciplinar, englobando profissionais especializados nas áreas da Medicina, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social.
Estas equipas têm a sua área de intervenção no cuidado de proximidade, com os utentes e suas famílias, nas suas residências, acompanhando as suas necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais no contexto da prestação de cuidados.
“Os Cuidados Paliativos são uma mais-valia em casos que apresentem sintomas complexos e de difícil controlo associados a uma doença crónica avançada, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos doentes, bem como apoio emocional e social às suas famílias, proporcionando-lhes apoio e conforto em momentos difíceis das suas vidas”, refere a ULS Nordeste em comunicado divulgado.
Outros artigos que lhe podem interessar