Sensor microscópico para tratamentos radiológicos

Uma equipa de investigadores noruegueses, franceses e australianos desenvolveu um sensor capaz de medir doses de radiação ao nível da célula, medindo todos os tipos de radiação em simultâneo. Isto permite que os médicos percebam o quão danificada cada célula fica após o tratamento.

A tecnologia permite um maior controlo e monitorização, de modo a que só as células cancerígenas sejam destruídas, com danos mínimos nos tecidos adjacentes saudáveis.

A quantificação da dose de radiação absorvida por cada célula cancerígena era, até agora, considerada uma tarefa muito complicada. Cada milímetro cúbico de tecido tem cerca de um milhão de células, sendo que o tamanho do sensor teria de corresponder ao tamanho da célula. Além disso, as células "interpretam" a radiação de um modo bastante distinto do dos sensores, o que explica que até agora nenhum dispositivo deste tipo tenha sido capaz de quantificar os danos infligidos às células por cada dose de radiação.

O problema do tamanho do sensor foi resolvido com recurso à técnica de processamento de semicondutores, tendo-se chegado a um sensor do tamanho da célula. Para contornar as diferenças entre o modo como a radiação é captada pelas células e pelos sensores, os cientistas encapsularam os sensores num material plástico que mimetiza o tecido humano. O instrumento de medição contém microssensores colocados lado a lado, de modo a criar uma camada de sensores disposta numa base de silicone. O uso deste material é determinante, tendo em conta as suas propriedades de deteção de radiação. A dispersão ao longo de uma determinada área habilita os sensores a proporcionar uma imagem do local da célula que absorve maiores níveis de radiação. Os sensores são, por isso, usados para mapear variações na intensidade da radiação absorvida na célula exposta.

O sensor está agora a ser testado e, de acordo com a equipa, é capaz de medir os valores reais de radiação absorvidos pelo tecido, com uma resolução espacial melhor do que a obtida até aqui.

Mais informação em https://www.sintef.no/en/latest-news/microscopic-sensor-for-more-precise-radiology-trea/

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.