ULS de Leiria introduz nova técnica nos cuidados intensivos para remover CO2

DR

A Unidade de Saúde Local (ULS) de Leziria introduziu uma nova tecnologia para remover a extracorpórea de dióxido de carbono (ECCO2R) no serviço de cuidados intensivos, como revela o Portal do SNS.

De acordo com a mesma fonte, a tecnologia avançada permite eliminar de forma eficaz o CO2 nos doentes com insuficiência respiratória grave com síndrome respiratória aguda (ARDS), doença pulmonar crónica DPOC) e asma severa.

A técnica introduzida tem um equipamento semelhante a uma máquina de diálise e proporciona benefícios importantes para os doentes que se encontram em ventilação mecânica ao reduzir o esforço respiratório e melhorar a segurança do tratamento para prevenir lesões musculares. Por outro lado, a remoção do CO2 contribui para reduzir o tempo de ventilação e a permanência na unidade de cuidados intensivos e aumentar a taxa de sobrevivência do doente.

A tecnologia permite também reduzir a transferência de doentes para outras unidades hospitalares.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.