Laboratório de Análises de Dopagem integrado no INSA

O Laboratório de Análises de Dopagem, que se encontrava a funcionar junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude, passou a estar integrado no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Esta integração foi aprovada, no dia 5 de maio, pelo Conselho de Ministros, e consolida os esforços empreendidos por Portugal na luta contra a dopagem, garantindo a conformidade do laboratório com a Norma Internacional de Laboratórios da Agência Mundial Antidopagem (AMA).
Esta norma veio estabelecer a obrigatoriedade de, a partir de 2022, todos os laboratórios acreditados pela AMA serem administrativa e operacionalmente independentes de qualquer organização desportiva ou outra tutelada pelo membro do Governo responsável pela área do Desporto.
O fenómeno da dopagem representa não só um ataque direto à ética e à integridade desportiva, como constitui um problema de saúde pública, associado aos efeitos manifestamente nefastos que decorrem do uso de substâncias dopantes.
A acreditação do Laboratório de Análises de Dopagem permite ao Estado deixar de depender de análises encomendadas a laboratórios europeus e, paralelamente, arrecadar receitas de análises de dopagem solicitadas por outros países.
O Laboratório de Análises de Dopagem é uma das entidades nacionais de antidopagem, juntamente com a Autoridade Antidopagem de Portugal e o Colégio Disciplinar Antidopagem. É uma unidade com autonomia técnica e científica que iniciou a sua atividade em 1980 e obteve a sua primeira acreditação em 1987 pelo Comité Olímpico Internacional, tendo sido, continuamente, reconhecida a sua competência a nível nacional e internacional.
Outros artigos que lhe podem interessar