Hospitalização Domiciliária do ULSA já internou quase 900 doentes

Fotografia: Freepik
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) celebra esta semana o seu quinto aniversário. Desde a sua criação, a UHD avaliou 1 587 doentes e internou 889, somando 6 888 dias de internamento e 7 912 visitas realizadas.
A demora média de internamento é de 7,9 dias, com uma taxa de mortalidade de 0,69 por cento, e um grau de satisfação dos doentes e familiares superior a 98 por cento.
De acordo com a ULSA, a maioria dos doentes (85 por cento) internados na UHD são provenientes dos vários serviços médicos e cirúrgicos do hospital, excluindo apenas Psiquiatria e Pediatria. Os outros 15 por cento foram referenciados diretamente do ambulatório, sendo seis por cento da consulta externa, cinco por cento dos Cuidados de Saúde Primários e ERPIs, e quatro por cento dos Hospitais de Dia.
De acordo com a ULSA, para reduzir a necessidade de utilização do Serviço de Urgência, a UHD implementou, há um ano, a consulta de UHD do Dia e as Visitas Domiciliárias da UHD.
Nestas consultas e visitas, os doentes são avaliados em ambulatório, permitindo confirmar os critérios de internamento ou orientar adequadamente os casos sem recorrer ao Serviço de Urgência. No último ano, estas iniciativas resultaram em 102 consultas do dia e 27 visitas domiciliárias, culminando no internamento de 40 doentes nas suas próprias casas.
“A comemoração deste marco de cinco anos reforça o compromisso da ULSA e da sua Unidade de Hospitalização Domiciliária em continuar a oferecer cuidados de excelência, centrados no conforto e bem-estar dos seus doentes”, referiu a ULSA em comunicado.
Outros artigos que lhe podem interessar