HFF recebe equipamentos de intensivismo neonatal

O Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) recebeu dois novos equipamentos doados por um projeto de responsabilidade social, um aparelho de hipotermia terapêutica e um aparelho de fototerapia intensiva.
Estes equipamentos tornam assim mais completos os cuidados prestados por esta unidade por onde passam mais de 350 bebés anualmente.
De acordo com a diretora do Serviço de Neonatologia do HFF, Rosalina Barroso, citada no comunicado divulgado pela instituição, “apesar da diminuição da natalidade, a taxa de prematuridade mantém-se mais ou menos constante, sendo a prematuridade considerada um grave problema de saúde pública”.
“De acordo com a OMS [Organização Mundial de Saúde], em 2020 nasceram antes das 37 semanas de idade gestacional 13,4 milhões de recém-nascidos”, acrescentou a responsável.
Rosalina Barroso explicou, ainda, que a doação dos aparelhos oferecidos pela iniciativa Chicco Dá Vida vai permitir intervir na “janela terapêutica”, sem necessidade de transferência dos recém-nascidos para outras instituições da Grande Lisboa, como acontecia até agora.
“Graças a este apoio poderemos também receber bebés de outros, porque com o equipamento de hipotermia terapêutica escalamos a nossa Unidade de Cuidados Intensivos Especiais e Neonatais para outro nível de diferenciação”, concluiu a diretora do Serviço de Neonatologia.
Outros artigos que lhe podem interessar